Qual é a diferença entre uma oficina mecânica e um auto center?

79128 25/08/2021

Qual é a diferença entre uma oficina mecânica e um auto center?

Apesar de similares, estes estabelecimentos oferecem serviços distintos. Saiba diferenciar

Muita gente acredita que oficinas mecânicas e autocenters são lugares que oferecem os mesmos serviços, mas não é bem assim. Quando precisam de algum reparo ou querem fazer a manutenção do carro, as pessoas que não conseguem diferenciar esses dois tipos de serviços podem perder tempo e dinheiro. 

Veja quais são as diferenças fundamentais entre uma oficina e um autocenter!

O que é um autocenter: manutenção e check-up

Um autocenter é especializado na prevenção e na busca por problemas no veículo. Caso seu carro precise de check-up e manutenção, um autocenter é o local ideal. 

Normalmente, esses locais contam com equipamentos de ponta e profissionais capacitados e especializados. Assim, o autocenter pode oferecer soluções eficientes para os mais diversos problemas do seu veículo.

O que é uma oficina mecânica: reparos do dia a dia

Embora uma boa oficina também possa realizar serviços de check-up e manutenção, as especialidades desses estabelecimentos são os reparos do dia a dia e as revisões, que devem ser feitas periodicamente. 

Existem dois tipos de oficinas: multimarcas e especializadas. Confira mais sobre cada uma:

Oficina mecânica multimarcas

Como o nome diz, essas oficinas trabalham com veículos de diversas marcas. 
A vantagem é que praticamente qualquer carro pode ser levado para reparos nessas oficinas. Porém, os mecânicos que trabalham nelas normalmente não são especializados em marcas específicas, o que pode ser um problema para donos de veículos mais diferenciados.

Oficina mecânica especializada

Essas oficinas, por sua vez, focam seus serviços em marcas específicas, o que possibilita um atendimento mais direcionado. 

Esta vantagem geralmente faz com os serviços prestados nessas oficinas sejam mais caros, mas os resultados também são melhores.

É uma opção comumente procurada por quem tem carros importados ou modelos mais raros.

Qual é melhor: autocenter ou oficina mecânica?

Agora que você já sabe todas as diferenças, provavelmente se perguntou: qual é a melhor opção?

A verdade é que vai depender da necessidade do cliente. As oficinas em geral são mais comuns, e normalmente os mecânicos vão resolver a maior parte dos problemas também comuns.

Necessidades especiais, como um problema mais complexo ou um modelo de carro mais específico, podem exigir, respectivamente, um autocenter e uma oficina especializada.

Portanto, escolha de acordo com o que você precisar. É importante saber que ambos os modelos de negócio têm seu espaço e, portanto, são ótimas opções para quem quer empreender neste segmento.

Agora que você sabe diferenciar esses serviços, é só levar seu carro no lugar certo. Se precisar de ajuda, a Ferramentas Kennedy tem as melhores ferramentas para você cuidar do seu veículo. Visite nosso site e confira!